O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitiva Comportamental, também conhecida como TCC, surgiu em meados da década de 1950, quando o Dr. Beck, Professor de Psiquiatria da Universidade da Pennsylvania em Philadelphia, conduziu estudos empíricos para comprovar princípios psicanalíticos. Mediante seus estudos, Beck propôs “um modelo cognitivo de depressão”, com o passar do tempo, seus aspectos teóricos e aplicados, constitui-se um novo sistema de psicoterapia que hoje é conhecida como Terapia Cognitivo-Comportamental
A TCC é um sistema de psicoterapia que integra um modelo cognitivo de psicopatologia e um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas baseadas diretamente no modelo inicial criado por Beck. Ela tem como objetivo atingir a flexibilidade e ressignificação dos modos patológicos de processamento da informação, ou seja, acreditamos que a maneira como percebemos as situações influencia a forma como nos sentimos e nos comportamos.
Essa abordagem é bastante específica e clara, trata-se de um modelo bastante diretivo com sessões estruturadas, com foco em questões específicas, buscando realizar a reeducação cognitiva do paciente. Utilizamos técnicas de modificações de comportamentos, pois, dessa forma, o paciente aprende a treinar suas habilidades e consequentemente desenvolve novas formas de agir.
Atualmente já é possível encontrar na literatura evidências científicas de que essa modalidade de tratamento é eficaz para um grande número de patologias psiquiátricas e demandas psicológicas, sendo assim, o principal objetivo do Psicólogo Cognitivo Comportamental é que o paciente aprenda a fazer uso de ferramentas especificas que, de uma maneira efetiva, ajude-o a modificar seus padrões de comportamentos, pensamentos e sentimentos que estão trazendo prejuízo na sua qualidade de vida.